Não se pode desconjuminar ninguém.

21 junho 2005

Che

Terminei recentemente de ler a biografia do Che, escrita pelo Jorge Castañeda (que alguns falam que é direitoso e tal, pq foi ministro do Vicente Fox),

ganhei o livro no meu último aniversário. Confesso que se fosse por mim, dificilmente teria comprado este livro, esta biografia lançada pela Companhia das Letras pelos meus cálculos (não muito confiáveis) foi lançada ás pressas junto com o filme 'Diários de Motocicleta' e talvez por isso traga uma pá de erros de grafia e tradução descuidada,

no livrinho 'deterioração dos termos de troca' viram 'desvalorização dos produtos de intercâmbio' entre outras coisas, mas minha crítica principal ao livro(acho que a esta altura do texto já se percebe que não gostei muito) é que ele traz um milhão de nomes de guerrilheiros, políticos, agentes da CIA e o escambau, não sei se foi minha cabeça perturbada, mas estes fatores atrapalharam bastante minha leitura e sou incapaz de lembrar de mais de 5 nomes citados.

nunca fui um apaixonado pelo che, e sempre peguei mal com a comercialização da imagem do cara (estampadas de bandeiras de torcidas organizadas, a canecas e calcinhas), mas o livro acho que consegue apontar satisfatoriamente suas principais qualidades e seus principais defeitos.

como qualidades eu destacaria a coerência ética, moral e política, o cara sempre se submeteu a grande maioria de privações pelas quais passaram os cubanos durante sua estadia na ilha, além do seu trabalho no ministério ele ia cortar cana aos finais de semana tendo que cumprir as mesmas metas dos 'demais companheiros', a mulher dele tinha que fazer compras de transporte coletivo como todas as outras cubanas entre outras coisas.

como defeitos destaco a dificuldade em se relacionar com as pessoas: apesar do currículo invejável que o cara construiu ele foi incapaz de se relacionar bem com mulheres e amigos, o cara tem uns 2 casamentos fracassados e mais uma meia dúzia de 6 ou 7 casos amorosos mal-sucedidos, fora isso, durante suas guerrilhas teve diversos problemas com seus subalternos e aplicava castigos severos e nada justos às tropas sob seu comando.

bom o livrão tá lá em casa para quem tiver afim de dar uma olhada.